Toda empresa que busca pelo sucesso deve tratar seus funcionários com o mínimo de respeito e dignidade. Isso porque a satisfação dos colaboradores influencia diretamente o rendimento da empresa e a imagem que ela mostrará ao mercado.
A imagem especialmente é um fator importante, pois ela é difícil de ser mudada uma vez consolidada. Afinal, ninguém gostaria de trabalhar ou fazer negócios com uma marca que é conhecida por ter más condições de trabalho ou por tratar seus funcionários de forma desrespeitosa.
Por conta disso, toda empresa precisa dar bastante atenção à forma como a gestão de pessoas é conduzida, desde a entrada do funcionário na empresa até seu possível desligamento dela, garantindo um bom processo de Onboarding e Offboarding.
Neste post, analisaremos mais a fundo o que é o processo de Offboarding e como uma empresa pode aplicá-lo de forma efetiva. No post anterior, nós já analisamos o processo de Onboarding da mesma forma. Caso queira conferi-lo antes de continuar, clique aqui.
Sendo bem direto ao ponto, o Offboarding(ou “desembarque” em tradução livre) é justamente o contrário do Onboarding. Ou seja, enquanto o Onboarding se preocupa com a contratação do funcionário e como ele será recebido, o Offboarding se preocupa com o processo de desligamento do contratado, garantindo sua segurança e integridade.
Através desse processo, uma empresa consegue tomar todas as precauções necessárias para quando um colaborador for desligado da empresa, estudando a melhor maneira de comunicar essa decisão ao profissional e reunindo argumentos claros e coerentes para tal.
O Offboarding contribui muito para a cultura organizacional da empresa. Se bem estruturado, esse processo evita possíveis confusões no gerenciamento do capital humano da empresa. Especialmente em empresas grandes, é necessário que haja um registro sobre as datas e os motivos dos desligamento de certos membros da equipe.
Além disso, o desligamento planejado de forma segura é realizado para que ambos contratante e contratado tenham um bom entendimento sobre a decisão. Isso evita a possível proliferação de boatos e “fofocas” na empresa e garante que a produtividade dos demais trabalhadores não seja afetada, uma vez que eles não se sentirão inseguros e com medo de “serem os próximos”.
Por mais que aparente ser um conceito simples, aplicar o Offboarding de forma eficiente envolve diversas etapas e variações. Para ajudá-lo a entender esse tópico, citaremos algumas ações importantes que podem ser incorporadas no processo de Offboarding que podem fazer a diferença em uma empresa.
Durante todo o processo de desligamento, é importante deixar bem claro como e por que a empresa chegou a tal decisão.
Não deixe espaços para incertezas, pois se houver uma, ela pode facilmente se espalhar entre os funcionários que continuarão na organização e atrapalhar a produtividade deles.
Aproveite esse momento também para explicar todas as etapas do Offboarding. Seja claro com o trabalhador sobre os direitos dele e esteja aberto a ouvir perguntas e críticas do mesmo.
Certifique-se de mapear todo o processo e detalhar cada etapa a ser preenchida, apontando os responsáveis por cada uma delas. Um exemplo interessante é estabelecer um prazo para que a comunicação formal seja feita ao colaborador em desligamento.
Para se evitar possíveis ações legais contra a empresa e manter uma relação de confiança com o funcionário, é importante ter certeza de que não há nenhuma pendência financeira entre a companhia e o funcionário, Além disso, verifique se todas as responsabilidades atribuídas à empresa por contrato estão sendo cumpridas.
Seja paciente. O desligamento de um profissional é bem imprevisível, pois cada pessoa pode reagir diferente. Por mais que você tenha planejado tudo, o comunicado pode vir seguido de emoções inesperadas do funcionário desligado, desde raiva até choro.
Por conta disso, tente ser compreensível. Saber lidar com as respostas emocionais do funcionário é essencial para que o processo de Offboarding seja otimizado ao máximo.
Caso não saiba o que é uma entrevista de desligamento, ela é basicamente uma conversa entre um profissional de RH e o funcionário que foi desligado da empresa com o objetivo de coletar Feedbacks do ex-funcionário para entender como melhorar o ambiente de trabalho.
Por sua tamanha relevância, é importante que a empresa tenha um objetivo previamente definido com a entrevista, além de responsabilizar-se de colocar um profissional devidamente apto para conduzir a conversa.
Quanto a abordagem, cada caso deve ser feito de forma diferente. Em uma situação de desligamento voluntário, por exemplo, é importante entender os motivos que levaram o funcionário a tomar tal decisão para evitar futuras demissões e melhorar a experiência dentro da empresa.
Como pudemos ver, por mais que muitos gestores negligenciem o processo de Offboarding, é evidente sua importância no mercado atual.
Porém, para essa abordagem ser realizada de maneira eficiente, é necessário um setor de RH mais moderno na empresa que não perca tempo com tarefas manuais e estressantes.
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