Quando falamos de Inteligência Artificial (IA), estamos nos referindo a sistemas computacionais inteligentes capazes de desempenhar tarefas que requerem diversos aspectos da inteligência humana, como tomar decisões ou perceber problemas.
Antigamente, a inteligência artificial ainda era algo muito novo, o que tornava seu uso muito limitado, tendo utilidade apenas para fazer alguns cálculos demorados e difíceis para os seres humanos.
Porém, com o avanço da tecnologia, a humanidade se tornou capaz de criar máquinas muito mais inteligentes, capazes de interpretar dados, aprender tarefas e atingir objetivos específicos, seguindo os padrões do raciocínio humano.
Com essa evolução, vários setores da indústria e do comércio foram atingidos, incluindo o setor de RH de diversas organizações.
Pensando nisso, iremos citar a seguir alguns dos principais impactos que a inteligência artificial têm tido no setor de Recursos Humanos das empresas.
A área de treinamento e desenvolvimento de funcionários é um local que abrange muito espaço para a inteligência artificial, pois tem sido cada vez mais necessário oferecer experiências de aprendizagem com mais qualidade e sob medida para os funcionários.
Hoje em dia, já existem diversas soluções de IA que são usadas para direcionar as habilidades dos colaboradores com os objetivos da empresa, personalizando os treinamentos e permitindo que cada profissional se desenvolva no seu próprio ritmo.
Sem dúvida o recrutamento e seleção é uma das áreas mais impactadas pela inteligência artificial no RH. Há diversas atividades com potencial de automatização nos processos seletivos, desde a triagem dos currículos até a análise dos perfis.
Com uma ferramenta que usa inteligência artificial, é possível filtrar um grande número de candidaturas a partir dos requisitos de uma vaga em poucos segundos. Além disso, é possível selecionar candidatos com competências específicas e agendar entrevistas automaticamente.
Dessa forma, é diminuído significativamente o tempo para se contratar e é muito melhorado a qualidade das contratações.
A inteligência artificial tem poupado muito tempo do RH com perguntas frequentes e suporte aos colaboradores, melhorando a comunicação interna e a transparência da empresa para com seus funcionários.
Um exemplo são os Chatbots e os assistentes virtuais, que são responsáveis pelo atendimento das principais dúvidas e compartilhamento das informações da empresa, mantendo sempre uma boa comunicação com as pessoas.
Basicamente, o People Analytics é uma nova dimensão da gestão de pessoas aperfeiçoada pela inteligência artificial.
Na prática, isso significa uma análise mais avançada dos dados dos colaboradores, utilizando algoritmos para processar e armazenar informações sobre seu perfil, habilidades e intenções.
O objetivo com isso é substituir a intuição dos profissionais de RH por dados mais concretos sobre os funcionários da empresa, facilitando assim o mapeamento de perfis e a identificação tendências entre os funcionários.
Após ver como a inteligência artificial tem impactado muito o setor de RH das empresas, torna-se evidente que um RH modernizado tem cada vez mais se tornado necessário para a manutenção da produtividade de um negócio.
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