VOUX | Secullum

Como deixar de procrastinar?

Basicamente, procrastinar é o ato de adiar o cumprimento de uma tarefa que precisa ser realizada. 

Hoje em dia, esse conceito é mais usado para descrever uma recusa das responsabilidades. Por isso, a procrastinação pode ser um grande problema no dia a dia, afastando o alcance dos resultados desejados, seja para a vida profissional ou pessoal.

Pode ser algo feito consciente ou inconscientemente. De qualquer forma, ambos os casos incluem uma decisão de adiar a atividade. Isso é feito principalmente se dedicando a outras tarefas de menor importância e que tragam prazer de forma mais imediata.

Pensando nos grandes malefícios trazidos por esse problema, reunimos neste post algumas dicas que podem lhe ajudar a combater a procrastinação e se tornar mais em dia para com suas atividades.

Como deixar de procrastinar?

  • Gerencie bem suas emoções

Acreditar que você deve esperar estar com um bom humor para fazer alguma coisa é uma armadilha perigosa que pode levar à procrastinação.

Isso pode ser o suficiente para paralisar ou impulsionar a pessoa a procurar qualquer outra atividade para fazer além do que ela precisa, uma vez que essa reação é muitas vezes instintiva, ou seja, a pessoa nem percebe o que está fazendo.

  • Procure a causa do seu problema

Caso você já saiba que sofre com a procrastinação, é preciso também que você descubra qual é a causa do problema.

Você deixa de cumprir suas atividades para evitar algum julgamento? Não acredita que é capaz de fazê-las? Busca sempre por uma atividade mais fácil e prazerosa para se fazer? Sente tristeza sempre que vai começar uma tarefa? Esses são exemplos de perguntas que você pode fazer para identificar o que de fato é o causador da sua procrastinação.

  • Fuja das distrações

Fazer uma tarefa com abas da internet mostrando novos e-mails ou dar uma olhadinha nas redes sociais de vez em quando pode fazer você se perder no tempo e acabar não realizando sua tarefa.

Tente silenciar o celular, fechar as abas desnecessárias do computador, desligar a TV, entre outras ações para diminuir o número de distrações possíveis, fazendo você manter a atenção de forma mais fácil.

  • Comece com uma coisa de cada vez

Ironicamente, fazer muitas coisas ao mesmo tempo pode ser uma grande perda de tempo, uma vez que você não está de fato focado em nenhuma das atividades sendo realizadas.

Por isso, foque em uma única tarefa e, quando conclui-la, descanse um pouco antes de partir para a próxima. Ao invés de se desesperar com o tanto de coisa que tem para fazer, tente se planejar para executar um número formidável de atividades por dia.

  • Enxergue a realidade do seu futuro

A sua visão, além de ser realista, precisa ter em mente a ideia de continuidade. Se você deixar de fazer algo hoje, amanhã essa tarefa vai acumular com outras, o que vai te sobrecarregar e te estressar.

Por isso, tenha cuidado para não depositar confiança demais no próximo dia. Afinal, nada garante que amanhã você terá condições de cumprir seus afazeres.

  • Não cobre tanto de você

Por fim, lembre-se que querer ser apressado e perfeccionista não ajuda. Tenha em mente que mudar o hábito de procrastinar não vai acontecer da noite pro dia.

Assim como parar de beber ou emagrecer, hábitos são mudados gradativamente. É como dizem: “A prática leva a perfeição”.

 

Receba Novidades

Inscreva-se e receba nossos conteúdos em primeira mão.

Aviso Importante!

O nosso chat de atendimento está passando por uma atualização e voltará a funcionar em alguns minutos.