VOUX | Secullum

Brainstorming: o que é e como fazer com sua equipe

A técnica de Brainstorming (ou “tempestade de ideias”) surgiu como uma maneira de estimular a criação de ideias nas áreas de marketing e publicidade de uma empresa. O termo em inglês foi bastante disseminado e hoje já é conhecido e usado por diversos profissionais de diferentes áreas.

Basicamente, o Brainstorming é uma técnica que, por meio da troca espontânea de ideias, busca encontrar a solução para um problema ou gerar ideias criativas. Por isso, é importante que ela envolva um grande número de pessoas ativas na empresa, cada uma com perspectivas diferentes.

Pensando em como sua importância é relevante para uma empresa hoje em dia, será apresentado aqui alguns princípios básicos que o Brainstorming deve obedecer para ser eficiente e algumas dicas de como realizá-lo com sua equipe, de forma a incentivar o processo criativo do seu time.

Pilares básicos do Brainstorming

  • Ausência de críticas

É extremamente importante que os envolvidos no processo de Brainstorming sintam que podem expor suas ideias sem serem julgados ou criticados.

Ao juntar pessoas com diferentes pontos de vista e personalidades, é muito comum que algumas ideias pareçam ruins, ou até mesmo absurdas, em determinados momentos da discussão. Porém, na hora do Brainstorming, não existe nem ideia boa nem ideia ruim.

Para evitar esses julgamentos, procure sempre incentivar todos a manter a mente aberta, mesmo para as ideias que eles considerarem “ruins”. Além disso, você pode propor uma reunião mais tarde para analisar mais cuidadosamente tudo que foi dito durante o Brainstorming.

  • Foco em quantidade, não em qualidade

Não, você não leu errado.

Por mais estranho que pareça, no Brainstorming o que importa é a quantidade de ideias geradas, e não a qualidade delas. Isto porque, para surgir uma ideia incrível, muitas outras irão aparecer no meio do processo criativo. O aspecto de qualidade das propostas podem ser trabalhadas em momentos posteriores ao Brainstorming.

Mas lembre-se: não confunda essa variedade de ideias com a falta de um objetivo claro. É fundamental que os participantes do processo tenham em mente quais problemas querem solucionar ou que tipo de inovação querem desenvolver.

Como fazer com sua equipe

Apresente o problema

O problema deve estar bem claro para o moderador do processo. Por isso, é importante levantar dados concretos para que a situação problema esteja bem definida. Desta forma, as ideias que surgirem poderão ser mais úteis.

Além disso, tenha sempre certeza de que os envolvidos conheçam o que já foi tentado anteriormente e, se não deu certo, o porquê do fracasso. Desta forma, é possível direcionar as ideias que surgirão e não desviar do caminho da qual se deseja seguir.

Escolha sabiamente os participantes

É essencial que se escolha um grupo de participantes com perfis diversos para se conseguir uma grande variedade de ideias. Ter pessoas na equipe que podem dar a visibilidade que você não tem do mercado é um grande diferencial na hora do processo criativo. Por exemplo, caso a ideia seja criar um produto, é interessante incluir alguém com o perfil do público alvo deste produto.

Outra ideia interessante é convidar membros de diferentes equipe da empresa, mesmo aquelas que não sejam diretamente responsáveis pela solução dos problemas. Afinal, todas as ideias podem contribuir de alguma forma.

Deixe todos à vontade

Algumas pessoas podem se sentir intimidadas ou envergonhadas de expor suas ideias dependendo do clima organizacional instaurado na empresa. Por isso, é importante a criação de um ambiente seguro onde todos os envolvidos sintam que podem se expressar sem serem julgados.

Uma dica que pode ajudar é tentar fazer uma reunião rápida e descontraída antes do Brainstorming em si, tranquilizando assim os participantes mais ansiosos e deixando os mais desconhecidos do grupo conhecer uns aos um pouco.

Registre as ideias

Antes do Brainstorming, é possível dar um pequeno tempo para que cada um registre suas ideias para que depois as apresente ao grupo. Isso pode ajudar a organizar o fluxo do processo.

Outra estratégia interessante é que alguém seja eleito para fazer o registro de todas as ideias que forem apresentadas durante o Brainstorming. Caso opte por essa ideia, é essencial que o escolhido seja rápido e ágil no registro, já que a proposta do processo é que as ideias venham em uma “tempestade”, ou seja, em grande quantidade.

 
 
Receba Novidades

Inscreva-se e receba nossos conteúdos em primeira mão.

Aviso Importante!

O nosso chat de atendimento está passando por uma atualização e voltará a funcionar em alguns minutos.