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Sinais de desmotivação no trabalho e como resolver isso

Na maioria das vezes, a desmotivação de uma pessoa pode ser notada por suas ações e no ambiente de trabalho. Profissionais que tendem a reclamar demais, realizar suas atividades de forma desleixada, se envolver em conflitos na empresa e faltar sem justificativa provavelmente está infeliz com alguma coisa.

Para evitar isso, é papel do setor de RH observar os índices de rotatividade e absenteísmo da empresa no intuito de manter a saúde interna da empresa estável. Além disso, é o RH quem lida diretamente com as insatisfações dos funcionários, sendo o grande responsável pela criação de estratégias que impeçam o aumento da desmotivação.

Com isso em mente, neste post você saberá algumas das principais causas da desmotivação de um trabalhador e algumas dicas para o RH conseguir melhorar a motivação de todos.

Principais causas da desmotivação no trabalho

  • Ausência de reconhecimento

  • Falha ou falta de comunicação

  • Falta de Feedbacks

  • Conflitos internos na empresa

  • Impossibilidade de crescimento na empresa

  • Críticas excessivas

Maneiras de evitar a desmotivação

O que a Empresa pode fazer?

  • Dar voz e espaço à equipe de colaboradores – É essencial que o líder tenha tempo e saiba ouvir os feedbacks da equipe. Acredite, há muitas situações podem ser resolvidas ou até mesmo impedidas por meio do diálogo.

  • Investimento nos funcionários – Investir em programas que proporcionem o bem-estar do trabalhador, não só nos momentos de trabalho mas também em questões particulares, como problemas de saúde ou questões financeiras, podem ser estratégias eficientes de demonstrar reconhecimento aos colaboradores.

  • Dar Feedbacks motivacionais – A melhor forma de se comunicar com os funcionários é por meio de feedbacks mais empáticos. Tente falar a respeito dos pontos positivos deles e inspire-os com frases por exemplo.

O que o trabalhador pode fazer?

  • Investimento na carreira – Muitas vezes a desmotivação é motivada pela falta de reconhecimento. Por isso, investir em qualificações profissionais pode demonstrar empenho, o que tende resultar em promoção e, consequentemente, motivação.

  • Buscar desafios novos constantemente – Novos desafios, como começar um novo emprego, tentar uma promoção, ou até mesmo mudar de área de especialidade podem ser formas de estimular a motivação.

  • Ter cuidados com a vida pessoal – Muitos funcionários acabam se preocupando apenas com a vida profissional e acabam deixando de lado a vida pessoal. Porém, o trabalho em excesso pode causar muitos prejuízos para a saúde do colaborador. Por conta isso, a sobrecarga de atividades deve ser sempre evitada.

 

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