No Departamento Pessoal, a palavra “Turnover” está relacionada com a rotatividade dos funcionários de uma empresa. Por conseguinte, a rotatividade acontece quando um colaborador é desligado da empresa e outro profissional entra em seu lugar para substituir o anterior.
A saída do colaborador não precisa necessariamente se dar por um pedido de demissão, mas também por aposentadoria, demissão com ou sem justa causa, remanejamento do funcionário dentro da empresa, entre outras formas de desligamento do cargo que o trabalhador ocupava antes.
Resumidamente, a rotatividade nada mais é do que o fluxo de contratações e desligamentos de pessoas em uma empresa, e com o intuito de ajudar a diminuir o Turnover, trouxemos neste post alguns fatores que podem facilitar na gestão desse indicador.
É uma ótima maneira de mostrar que a empresa se preocupa com o crescimento dos profissionais, além de garantir que os trabalhadores estejam sempre capacitados e informados com as novidades
Faça o processo seletivo de maneira cuidadosa, de forma que não contrate um profissional que não tenha o perfil desejado ou que o perfil não combine com a cultura organizacional da empresa.
Essas pesquisas podem ser grandes aliadas na investigação dos problemas da empresa, pois permitem que os níveis de satisfação em relação à diversos cenários da empresa sejam identificados.
Existem diversas tecnologias voltadas para o Departamento Pessoal que ajudam a evitar aumentos repentinos nos índices de rotatividade de funcionários.
Além disso, as empresas também podem contar com soluções que acompanham a rotina de seus colaboradores de forma automática, como um sistema de ponto eletrônico, por exemplo.
RecebaNovidades
Inscreva-se e receba nossos conteúdos em primeira mão.
O nosso chat de atendimento está passando por uma atualização e voltará a funcionar em alguns minutos.