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O que é People Analytics?

People Analytics é uma metodologia de análise de pessoas que, por meio de dados, organiza e identifica quais são os profissionais mais adequados para realizar determinadas tarefas. Além disso, é uma maneira de identificar habilidades e comportamentos que impactam na rotina de um colaborador no ambiente de trabalho.

Essa ferramenta tem sido utilizado frequentemente no setor de gestão de pessoas, pois ele é um grande aliado quando o assunto é análise de dados comportamentais. Ademais, um dos seus objetivos é identificar nas pessoas qual perfil de comportamento dominante elas têm e direcioná-las para as funções as quais terão maior probabilidade de sucesso. 

Essa metodologia também pode ser usada no processo de recrutamento e seleção de candidatos. Assim, antes mesmo de escolher um profissional para fazer parte do seu quadro de funcionários, é sensato analisar quais traços comportamentais ele apresenta e se são compatíveis com a vaga oferecida.

Por que adotar o People Analytics?

Não importa o tamanho da sua organização e a sua forma de gerenciar as pessoas, sempre é possível adotar o People Analytics. Tudo depende do tipo de negócio e das competências exigidas para as atividades realizadas.

Um dos principais ganhos que empresas têm ao investir na utilização do People Analytics é o engajamento de profissionais na empresa, o que, por consequência, aumenta a visibilidade da empresa para atrair trabalhadores mais aptos para o trabalho exigido.

Além disso, vale lembrar que estamos em constante aprimoramento. Utilizar apenas a intuição dos analistas de RH ou dos gestores não é mais suficiente para se chegar ao objetivo esperado. Por isso, para se manter no mercado, é preciso aprimorar as metodologias de trabalho e gerar mudanças positivas para as empresas.

Quais são suas vantagens?

Os ganhos que uma empresa pode ter na implantação do People Analytics são imensos. Provavelmente, os mais relevantes sejam encontrar a melhor maneira de realizar a gestão de pessoas e acelerar a evolução dos indivíduos. É importante lembrar que há diferentes maneiras de utilizar os dados nos processos de RH. Ou seja, é possível  implementar essa metodologia em todos os sistemas de RH. 

No processo de Recrutamento e Seleção, ele auxilia na definição dos perfis mais alinhados à vaga e na cultura organizacional da empresa.

No processo de Treinamento e Desenvolvimento, ele contribui para identificar quais competências devem ser desenvolvidas individual e coletivamente.

Na área de benefícios, pode definir que tipo de plano de saúde odontológico é mais atrativo para o colaborador, tomando como base informações de estado civil, número de filhos, idade dos filhos, entre outras. Para ações de qualidade de vida, deve ser levado em conta pontos importantes como idade, peso, altura, aptidão para determinadas atividades físicas e preferências alimentares.

 

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