Hoje em dia, o Recursos Humanos de uma empresa realiza muito mais do que fazer a admissão, demissão e separação dos benefícios dos funcionários. Com a modernidade, tornou-se evidente a necessidade de um RH moderno, em que se tem menos burocracia e mais velocidade na tomada de decisões.
O RH moderno deixa de ser apenas operacional e se torna estratégico também. Com essa modernização, boa parte dos processos da empresa são automatizados com ferramentas tecnológicas. Além disso, esse novo RH também consegue transformar os seus dados em conhecimento, utilizando-o de forma benéfica para a sua empresa.
Sabendo disso, separamos algumas dicas de como construir um RH mais produtivo, com mais tempo para reter talentos, organizar a empresa e fazer um bom processo de recrutamento e seleção.
Sem dúvida uma das melhores formas de saber se os processos utilizados estão sendo eficientes. Dentre os principais indicadores que o RH deve estar sempre analisando, estão o índice de turnover, índice de absenteísmo, headcount e entre outros. Para saber mais sobre essas métricas e indicadores, confira nossa matéria sobre isso aqui.
Para tornar um RH mais produtivo, é necessário evitar o acúmulo de atividades e planilhas desnecessárias. Por conta disso, invista em tecnologias para automatizar os processos mais repetitivos, evitando assim falhas humanas.
Defina metas para saber aonde a sua empresa quer chegar. Mas lembre-se de ter cuidado para manter os pés no chão, criando metas possíveis de serem alcançadas para não acabar com a motivação da equipe.
Por fim, é importante que a equipe de RH tenha seus processos bem padronizados. Isso porque essa é uma ótima forma de manter o engajamento dos colaboradores, de forma que saibam exatamente quais são suas funções. Além disso, caso haja troca de funcionários, o novo contratado já sabe o processo a ser seguido.
Inscreva-se e receba nossos conteúdos em primeira mão.
O nosso chat de atendimento está passando por uma atualização e voltará a funcionar em alguns minutos.