Por conta da Quarta Revolução Industrial e do constante e rápido avanço da tecnologia, a digitalização influenciou todas as esferas da humanidade. Seja em maior ou menor grau, é inegável que todas as empresas precisam se atualizar e se informar em relação a inovação tecnológica para se manterem ativas no mercado.
Assim, surge um novo sistema de gestão de pessoas que mistura a automação, a conectividade, a inteligência artificial e tudo mais que a tecnologia da informação tem a oferecer, proporcionando benefícios tanto para gestores como também para colaboradores.
Com isso, diante de um cenário em que o ambiente de trabalho e o perfil de liderança são cada vez mais importantes, o RH 4.0 se torna essencial.
O que é RH 4.0?
A Quarta Revolução Industrial é a união de sistemas digitais e físicos, englobando sistemas ciber-físicos, Internet das coisas e computação em nuvem. Ou seja, a exigência do mercado por máquinas que, quando conectadas a um sistema via web, conseguem visualizar uma produção inteira e ter autonomia para tomar decisões se tornou maior do que nunca. E é deste movimento que o RH 4.0 nasce.
O RH 4.0 é o uso estratégico de práticas e instrumentos modernos na gestão de pessoas, tendo como base a tecnologia para auxiliar na formação de equipes de alta performance, na implementação de um ambiente organizado e na automação inteligente de rotinas.
Resumindo, essa gestão estará focada em garantir valor nos processos de negócio e propor melhorias para a empresa. Diferentemente do RH tradicional, o RH 4.0 leva em consideração a experiência, a performance e o engajamento dos colaboradores.
Com isso, essa gestão estará pronta para acompanhar a revolução tecnológica, atualizando-se sempre para poder atender às demandas do mercado atual e do mercado do futuro.
Principais pilares do RH 4.0
Existem basicamente 4 pilares que o RH 4.0 deve se sustentar para ser eficiente e obter êxito:
- Pessoas – Sendo originalmente o elemento central do RH, ele é agora entendido de uma forma mais múltipla e abrangente, com forte influência da Psicologia. Aqui, se busca conhecer as habilidades de cada colaborador, para assim desenvolvê-las e utilizá-las de maneira mais eficiente. Com esse conhecimento, pode se originar a criação de treinamentos para os colaboradores, além da implementação de soluções diversas na produção.
- Tecnologia – A tecnologia é fundamental no RH 4.0. Existem diversas empresas de tecnologia que têm desenvolvido soluções específicas tanto para gestores quanto para colaboradores, como soluções de processos seletivos, horas extras, férias, e muito mais. Além disso, recursos como computação em nuvem, aplicativos, programas de gestão de projetos e comunicação interna eficiente permitem o Home Office, além de flexibilidade e agilidade entre a empresa e seus funcionários.
- Estratégia – A tecnologia por si só não agrega muito, pois ela precisa estar unida a outros pilares e ser explorada de forma estratégica para se tornar eficaz. Por conta disso, no RH 4.0, toda a metodologia e uso de soluções estão a favor da estratégia do negócio. Assim, os outros setores analisam os dados do RH 4.0 para amparar decisões que determinam o futuro da empresa.
- Processos – A otimização de processos também é uma responsabilidade do RH 4.0, alinhando os objetivos da empresa e seus colaboradores. Ao abordar isso de maneira mais calma e organizada, a gestão consegue reavaliar tanto sua rotina interna quanto os processos de negócio e seu impacto sobre as pessoas e a produtividade.
Vantagens do RH 4.0
Se ainda tem dúvidas se o RH 4.0 é a melhor solução para sua empresa, confira abaixo algumas vantagens de aplicar esse setor tecnológico.
- Aumento da produtividade – Com a tecnologia, é possível fazer mais em menos tempo e com melhor qualidade. Ou seja, todos os processos da empresa serão otimizados, aprimorados e agilizados, aumentando assim a produtividade e a confiabilidade da empresa.
- Melhora da comunicação – Todos os profissionais estarão acessíveis e as informações poderão ser passadas a todos, ao mesmo tempo e igualmente. Logo, se um colaborador tiver alguma dúvida, basta consultar o alinhamento que foi colocado, evitando dados e informações imprecisos.
- Maior engajamento dos profissionais – Com maior produtividade e menor tempo de trabalho, os profissionais se sentem mais engajados. Isso porque eles estarão mais descansados e terão tempo para resolver problemas pessoais ou realizar atividades de lazer.
- Flexibilidade – Com auxílio de softwares de gestão, tanto gerentes quanto colaboradores têm acesso a mais flexibilidade. Especialmente no trabalho remoto, em que os horários de trabalho são mais flexíveis, os espaços de trabalho são variados e as reuniões são online.
- Automatização de processos – Diversos processos são automatizados, como realizar um processo seletivo inteiro ou gerar relatórios do departamento pessoal. Além disso, é lógico que há a redução do trabalho repetitivo, otimizando tarefas desnecessárias, repetitivas ou que consomem muito tempo.
- Redução da burocracia – Ao reorganizar os fluxos de trabalho e a rotina do RH utilizando a tecnologia, há a simplificação das atividades, podendo inclusive ser realizadas à distância.