VOUX | Secullum

Qual a diferença entre líder e gestor?

Com o tempo, o modo de gerenciar as empresas foi sofrendo diversas alterações. A tão tradicional gestão centralizada e de via única tem perdido seu espaço para uma gestão em conjunto.

Com essa mudança, vários cargos e funções novas para coordenar esse novo processo surgiram. Além de diretores e proprietários, passou a existir figuras diferentes como o gestor e o líder no quadro de colaboradores da empresa.

Por mais que esses dois últimos pareçam sinônimos, na prática são cargos diferentes e que contribuem de seu próprio modo para a produtividade e eficácia da empresa.

Caso você ainda faça muita confusão com esses dois conceitos, acompanhe o material que reunimos a seguir e entenda de uma vez qual a diferença entre um gestor e um líder!

O que é um líder?

O líder é uma pessoa que exerce influência sobre um grupo, mesmo sem ter um cargo superior. Ele consegue cativar e motivar as pessoas ao seu redor e costuma ser seguido e admirado pelas pessoas à sua volta.

Por mais que o líder seja do mesmo nível dos demais, ele consegue fazer com que o grupo ouça e respeite ele, mesmo que não sejam obrigados a tal. Geralmente, as características de liderança são naturais, sendo muitas vezes tratadas como traços de personalidade de uma pessoa. Porém, é possível também desenvolver essa característica com o tempo.

O que é um gestor?

Para se tornar um gestor, é preciso ser nomeado para tal função. Ele é responsável por gerir os processos e as pessoas, sempre buscando os melhores resultados para a empresa. 

Além disso, o gestor deve sempre estar atento a melhorias, inovações e oportunidades de aperfeiçoamento. Por ser uma função administrativa, as habilidades de um gestor podem ser desenvolvidas.

Quais as principais diferenças entre os dois?

Por serem conceitos diferentes, cada um tem suas características próprias. Veja a seguir algumas dessas diferenças:

Visão

Um líder deve direcionar sua visão para o futuro e transmitir esta visão às pessoas ao seu redor. São profissionais focados em um panorama mais amplo de tudo o que envolve a empresa em si. O gestor, por outro lado, é alguém que deve estar focado no presente, nas ações que deve realizar agora para alcançar as metas de curto, médio e longo prazo. Este é um profissional que tem um estilo mais administrativo, se dedicando mais ao planejamento estratégico para atingir os objetivos da empresa.

Foco

O foco da liderança está na equipe, pois se preocupa com o desenvolvimento pessoal e está sempre atento às individualidades de cada pessoa. Já o gestor foca na atividade e no desenvolvimento dos processos, trabalhando com metas e objetivos.

Questionamentos

Um líder é capaz de questionar os processos da empresa se perceber que algo está errado, se colocando em uma situação desconfortável em favor de todos. O gestor manterá seu foco no que foi planejado e nos objetivos traçados.

Autoridade

A autoridade do líder é conquistada sem que um cargo seja estabelecido, pois é natural. Ele é capaz de inspirar através das palavras e do exemplo, sem ter um cargo superior. Por sua vez, o gestor está voltado para os processos, buscando inovações e resultados. A autoridade dele é estabelecida de acordo com o cargo que ocupa.

Qual o melhor?

Por mais que pareça óbvio, tanto o líder quanto o gestor têm a sua importância e exercem papéis essenciais dentro das empresas.

Afinal, é importante ter um profissional que saiba como conduzir pessoas, que tenha uma visão ampla dos processos da empresa e que inspire os demais para um futuro promissor,. Porém, é igualmente importante ter alguém que foque no presente, que se preocupe com o cumprimento das metas e que leve em consideração o lado administrativo do negócio.

Nesse sentido, o melhor seria a união de todas estas características em um profissional, ou seja, um gestor que seja um líder. Somente através disso que a produtividade e o sucesso da empresa pode ser atingida.

Que tal uma ferramenta para ajudar na administração do negócio?

Como foi visto, um líder e um gestor podem ter suas semelhanças, mas são conceitos bem diferentes, com cada um exercendo funções bem específicas.

Porém, para executar essas funções de maneira prática, rápida e com o mínimo de erros possível, é necessário modernizar o setor de Recursos Humanos da empresa.

Pensando nisso, a Voux Softwares te apresenta uma solução mais que eficaz para automatizar processos do RH: o Ponto Web! Com um sistema de controle e acesso altamente moderno e intuitivo, transforme o trabalho do seu RH em algo mais estratégico do que burocrático, automatizando processos, ganhando tempo para o setor e diminuindo a sobrecarga dele.

Quer saber mais? Então clique aqui e confira esse e outros produtos. Caso tenha alguma dúvida, basta nos chamar pelo chat que nós ajudaremos você o mais rápido possível!

Receba Novidades

Inscreva-se e receba nossos conteúdos em primeira mão.

Aviso Importante!

O nosso chat de atendimento está passando por uma atualização e voltará a funcionar em alguns minutos.