Todos nós já nos perguntamos como será o trabalho do futuro. Afinal, com a globalização e a tecnologia atual, é difícil uma empresa continuar com a mesma metodologia e o mesmo jeito de trabalhar por muito tempo. Se pensarmos então nas diversas variáveis que afetam o modo de trabalhar de hoje, como o envelhecimento da população e as mudanças climáticas, é visível que o mundo corporativo continuará em constante transformação.
Além dessas principais mudanças, é notável o surgimento e a valorização de profissões que mais se alinham às necessidades atuais, enquanto outras perdem aos poucos sua relevância. Um exemplo de fenômeno que forçou muitas empresas a se adaptarem com novas metodologias de trabalho foi a pandemia de Covid-19, que trouxe uma nova realidade totalmente diferente a diversos negócios.
Porém, por mais que haja muitos fatores incontroláveis nesse processo de transformação, ainda é possível prever o que é esperado mudar no futuro do trabalho conforme as tendências e necessidades do mundo atual.
Com o intuito de ajudar nessa análise, reunimos aqui esse material para destacar quais são as próximas grandes transformações do mercado e responder a grande questão: o que podemos esperar do futuro?
Uma coisa é certa: as relações trabalhistas estão cada vez mais flexíveis. Afinal, já é comum vermos empresas adotarem modelos de trabalho híbrido ou adotando outros modelos de contratação, por exemplo.
Com isso, o setor de Recursos Humanos exerce um papel fundamental na hora de lidar com todas essas mudanças. A seguir, citaremos algumas das principais tendências que o RH deve ficar de olho:
Algumas profissões devem desaparecer do mercado com o tempo, enquanto outras ganham ainda mais relevância. Por conta disso, a qualificação profissional se torna um grande diferencial na hora de recrutar um profissional ou na tentativa de mantê-lo no seu negócio.
Além de contratar profissionais capacitados, é ideal que a empresa apoie e incentive a educação e o aprimoramento contínuo das habilidades e conhecimentos de seus colaboradores. Afinal, a tecnologia está avançando cada vez mais rápido, então é necessário que todos estejam sempre bem atualizados.
Continuando o tópico anterior, o desafio de atrair e reter bons talentos tende a se tornar mais difícil para as empresas, uma vez que o salário tem perdido sua relevância.
Atualmente, quando o colaborador coloca todos os benefícios oferecidos pela empresa na balança, a qualidade de vida tende a pesar bastante, mais até do que o salário. Sendo assim, o RH terá que se reinventar para melhorar a retenção de talentos, além de diminuir o índice de turnover que tanto prejudica a produtividade da empresa.
Como dito, o salário por si só não é mais o suficiente para se reter bons talentos. Por conta disso, as empresas terão que se esforçar para atrair bons profissionais.
Uma maneira de fazer isso é investindo na oferta de vantagens flexíveis aos colaboradores. A oferta de benefícios voltados a saúde física e mental do funcionário, por exemplo, têm se tornado uma grande tendência, e deve se tornar cada vez mais usual no mercado de trabalho futuro.
Muito impulsionado pela pandemia, o trabalho remoto têm se tornado uma das maiores tendências para o futuro. Afinal, com o avanço da tecnologia, os espaços virtuais estão tomando conta de diversos negócios, fazendo com que o trabalho a distância ganhe mais sentido nos tempos de hoje.
Além de ser uma ideia muito vantajosa, esse modelo de trabalho ajuda a reduzir os custos da empresa e facilita na hora de conquistar bons profissionais.
O mercado de trabalho está cada vez mais atento a inteligência emocional dos colaboradores, as famosas habilidades pessoais. Também conhecidas como “Soft Skills”, essas habilidades não são tão facilmente ensináveis a alguém, já que a inteligência emocional de cada um varia conforme sua própria experiência de vida e modo de viver.
Por conta disso, essas habilidades, como autoconfiança, flexibilidade, criatividade, liderança, resiliência, entre outras, tem ganhado bastante destaque no mercado. Assim, as empresas devem buscar cada vez mais habilidades pessoais específicas em candidatos a determinada vaga.
Como foi visto, o mercado de trabalho está evoluindo em um ritmo cada vez mais acelerado. Além de gerar demandas complexas, ele também tem forçado com que muitas empresas tenham que sempre se reinventar para continuarem produtivas.
Porém, para esse trabalho não se tornar tão exaustivo, é necessário um setor de RH moderno e inteligente, que consiga automatizar tarefas e acelerar processos, além de não se preocupar com burocracias que consomem muito tempo.
Para isso, você pode contar com a Voux Softwares ! Com diversos sistemas de controle de ponto digital online, já está na hora de facilitar o trabalho do seu RH e aumentar a produtividade do seu negócio, economizando tempo e dinheiro.
Ficou curioso? Então clique aqui para conferir todo o nosso catálogo de sistemas e escolha hoje mesmo o sistema que mais combina com sua empresa!
Inscreva-se e receba nossos conteúdos em primeira mão.
O nosso chat de atendimento está passando por uma atualização e voltará a funcionar em alguns minutos.