VOUX | Secullum

Como funciona uma entrevista online?

Em tempos de pandemia, a tecnologia têm facilitado diversos processos corporativos. Ela tem feito um papel vital para que as empresas possam dar continuidade aos seus projetos e facilidade na execução de processos internos, isso tudo sem furar a quarentena e colocar os profissionais em risco.

Uma das atividades que é muito facilitada pela tecnologia é o processo de recrutamento e seleção, que hoje pode acontecer integralmente online por conta da ajuda proporcionada pelas chamadas de vídeo e pela internet em geral.

Porém, não só o recrutamento, como também a entrevista seguinte é facilitada pela tecnologia. Por meio de uma videoconferência, o recrutador pode dar início a uma entrevista online, na qual as perguntas e respostas acontecem por trás da tela de um computador ou celular, processo esse que traz diversos benefícios à empresa.

Caso tenha ficado curioso sobre essas vantagens trazidas pela entrevista online, confira a seguir um material que separamos aqui para você entender melhor sobre isso.

Quais são as vantagens de se aplicar a entrevista online?

  • Comodidade

Em vez de dirigir por toda a cidade para uma entrevista de emprego que pode dar errado, ou se deslocar até a empresa para realizar o recrutamento, o recrutador solicita a abertura de uma chamada em videoconferência.

  • Redução nos gastos

Por não ser necessário reservar salas para reuniões ou readequar agendas para receber possíveis candidatos, a empresa acaba economizando muitos gastos. Basta apenas ter uma boa conexão com a internet e um bom equipamento.

  • Segurança

Empresas que continuam operando normalmente e que precisam preencher alguns cargos de trabalho na empresa podem aderir à entrevista online como uma maneira segura para recrutar durante o Coronavírus. Como não há contato presencial entre recrutador e candidato, ambos não vão correr o risco de infecção.

Dicas para se executar uma entrevista online

Dentre as dicas que podemos dar aos interessados em aplicar esse método, estão:

  • Avise tudo que é necessário para a entrevista previamente

Ao entrar em contato com o profissional para marcar a data da seleção, é necessário informar antes se a entrevista será apenas em áudio ou por videoconferência, além do canal utilizado.

Passe as orientações básicas com antecedência ao candidato, como a escolha do local e os equipamentos necessários para que o processo ocorra. 

  • Deixe o candidato à vontade

Nem todos os candidatos estão habituados a uma entrevista online. Enquanto algumas pessoas se sentem mais à vontade pelo vídeo, outras podem ficar travadas e envergonhadas.

Por isso, é importante tentar facilitar o processo para que o candidato fique mais à vontade e livre para falar durante a entrevista.

  • Saiba o que perguntar ao candidato

Embora a entrevista remota tenha o mesmo objetivo da presencial, algumas perguntas são sempre fundamentais.  Muitas vezes, por exemplo, o recrutamento digital pode passar uma falsa impressão de que a empresa trabalha apenas em regime home office.

Por isso, é importante saber quais perguntas fazer, como perguntar ao candidato por qual motivo ele está interessado na vaga ou o que ele deseja em trabalhar ali. Saber disso pode te ajudar a entender melhor o perfil do candidato.

 

Receba Novidades

Inscreva-se e receba nossos conteúdos em primeira mão.

Aviso Importante!

O nosso chat de atendimento está passando por uma atualização e voltará a funcionar em alguns minutos.