Com a chegada da pandemia de Coronavírus, o mercado de trabalho do mundo inteiro teve que se adaptar, causando mudanças drásticas no modo de trabalhar. Empresas foram obrigadas a se reinventar para se manterem ativa, com muitas se deparando com a necessidade de implantar o home office em grande escala. Além disso, o desemprego aumentou bastante, o que resultou na grande necessidade de se destacar no mercado de trabalho.
Em meio a isso, as Soft Skills se tornam muito importante. As chamadas Soft Skills são nada mais do que um conjunto de habilidades e características comportamentais. Essa bagagem é resultado de diversos fatores, como sua vida pessoal e características interpessoal.
Diante de um mercado tão competitivo vivenciado hoje em dia e agravado pela pandemia, as habilidades comportamentais se tornam uma importante vantagem para um possível colaborador. Com isso, as Soft Skills se tornam tão importantes quanto as Hard Skills.
Na maioria dos casos, quando um líder executivo contrata um jovem formado e qualificado para o trabalho, o contratado se mostra inteligente, ambicioso e hábil com a tecnologia. Além disso, ele é comprometido e é ávido por ascender na carreira. Porém, mesmo com isso, ainda existe uma grande diferença entre o que é esperado e o que é entregado por esse jovem.
Isso porque o que falta nesse jovem são as Soft Skills. Infelizmente, os jovens não dão a devida importância à inteligência emocional no ambiente de trabalho, mas são essas habilidades que o fazem manter o foco, a motivação e a cooperação.
Além disso, são elas que capacitam alguém para ocupar um cargo de liderança, pois inteligência e experiência não bastam.
Comunicação eficaz – É indispensável ter a capacidade de se fazer entender de maneira clara e eficaz. Mas comunicar não é apenas expressar, mas também ouvir atentamente e contextualizar o que é recebido. Dosar o que é dito e quando é dito pode beneficiar muito sua produtividade.
Empatia – Colocar-se no lugar do outro é tratar todos com respeito e educação, principalmente em situações mais difíceis. Dessa maneira, é possível criar espaço para pedir e dar feedbacks, podendo assim entender os seus pontos fortes e melhorias.
Por mais que Soft Skills não sejam facilmente aprendidas, algumas das dicas abaixo podem ajudar a desenvolvê-las:
Aprender a controlar suas emoções irá fazer com que você se recupere rapidamente do estresse. Com isso, qualquer emoção forte que vier não irá prejudicar seu trabalho e desempenho, tendo sempre um corpo relaxado, focado e sem estresse.
Quando for interrompido por algum inconveniente e sobrecarregado por muitas tarefas, pratique saber o que pode esperar e o que precisa ser resolvido rapidamente. Isso trará mais organização e reconhecimento para você.
Peça para pessoas que te conhecem profissionalmente e pessoalmente para avaliarem suas habilidades e sua inteligência emocional e use as respostas para melhorar. Pode ser amigos, colegas, professores, familiares, etc. O que importa é o feedback de alguém confiável.
Inscreva-se e receba nossos conteúdos em primeira mão.
O nosso chat de atendimento está passando por uma atualização e voltará a funcionar em alguns minutos.