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Soft Skills - o que é e como desenvolvê-las

Com a chegada da pandemia de Coronavírus, o mercado de trabalho do mundo inteiro teve que se adaptar, causando mudanças drásticas no modo de trabalhar. Empresas foram obrigadas a se reinventar para se manterem ativa, com muitas se deparando com a necessidade de implantar o home office em grande escala. Além disso, o desemprego aumentou bastante, o que resultou na grande necessidade de se destacar no mercado de trabalho.

Em meio a isso, as Soft Skills se tornam muito importante. As chamadas Soft Skills são nada mais do que um conjunto de habilidades e características comportamentais. Essa bagagem é resultado de diversos fatores, como sua vida pessoal e características interpessoal.

Diante de um mercado tão competitivo vivenciado hoje em dia e agravado pela pandemia, as habilidades comportamentais se tornam uma importante vantagem para um possível colaborador. Com isso, as Soft Skills se tornam tão importantes quanto as Hard Skills.

Soft Skills X Hard Skills

  • Hard Skills – A tradução do termo Hard Skills vem fácil: habilidades “difíceis” ou “pesadas”. São habilidades técnicas que você pode aprender e são facilmente mensuráveis, como fluência em um idioma ou domínio em alguma área. Normalmente são adquiridos por meio de cursos, estudos, etc. Logo, é todo conhecimento comprovável por meio de um diploma ou certificado.                                                                                
  • Soft Skills – Já a tradução do termo Soft Skills é um pouco complicada: habilidades “suaves” ou “leves”. Mas isso não significa que sejam mais “fáceis” de se adquirir, pois na verdade é pelo contrário. São habilidades que lidam com a relação e interação com os outros. Habilidades como resiliência, empatia, colaboração e comunicação são todas baseadas na inteligência emocional, e é isso que distingue os profissionais bons da média.

Por que as Soft Skills são importantes?

Na maioria dos casos, quando um líder executivo contrata um jovem formado e qualificado para o trabalho, o contratado se mostra inteligente, ambicioso e hábil com a tecnologia. Além disso, ele é comprometido e é ávido por ascender na carreira. Porém, mesmo com isso, ainda existe uma grande diferença entre o que é esperado e o que é entregado por esse jovem.

Isso porque o que falta nesse jovem são as Soft Skills. Infelizmente, os jovens não dão a devida importância à inteligência emocional no ambiente de trabalho, mas são essas habilidades que o fazem manter o foco, a motivação e a cooperação.

Além disso, são elas que capacitam alguém para ocupar um cargo de liderança, pois inteligência e experiência não bastam.

Exemplos de Soft Skills em alta no mercado

  • Comunicação eficaz – É indispensável ter a capacidade de se fazer entender de maneira clara e eficaz. Mas comunicar não é apenas expressar, mas também ouvir atentamente e contextualizar o que é recebido. Dosar o que é dito e quando é dito pode beneficiar muito sua produtividade.

  • Empatia – Colocar-se no lugar do outro é tratar todos com respeito e educação, principalmente em situações mais difíceis. Dessa maneira, é possível criar espaço para pedir e dar feedbacks, podendo assim entender os seus pontos fortes e melhorias.

  • Colaboração – Trabalhar bem em grupo é essencial para construir um grupo de alto desempenho. Ter várias cabeças pensando em juntos por um objetivo em comum faz com que as habilidades de cada um se complementem. Além disso, a colaboração instaura um clima mais organizado e mais saudável ao ambiente de trabalho.                                                                                                                                          
  • Organização e planejamento – Ser organizado faz com que haja mais economia de tempo, pois as informações são encontradas mais rapidamente. Além disso, há a diminuição de erros relacionados a falta de atenção, passando uma imagem de maior competência do colaborador.                         
  • Resiliência – Entender como superar adversidades, principalmente em momentos de crise, demonstra força e maturidade. Errar faz parte do processo de aprendizagem. Por isso, persista até conseguir finalizar seu objetivo.                                                                                                                                                                                  
  • Flexibilidade – Novas demandas estão sempre surgindo, tanto para desafios futuros quanto para cargos já existentes. Por isso, para se destacar, é necessário mostrar versatilidade tanto no currículo quanto na rotina diária de trabalho.                                                                                                                              
  • Trabalhar sob pressão – Mesmo nos melhores ambientes de trabalho, algumas vezes acontecem situações estressantes e inesperadas que exigem muito equilíbrio emocional para não afetar o rendimento. Por isso, é importante saber o momento de respirar e não se agarrar à problemas, mas sim à soluções.

Como desenvolver as Soft Skills?

Por mais que Soft Skills não sejam facilmente aprendidas, algumas das dicas abaixo podem ajudar a desenvolvê-las:

Aprenda a se regular

Aprender a controlar suas emoções irá fazer com que você se recupere rapidamente do estresse. Com isso, qualquer emoção forte que vier não irá prejudicar seu trabalho e desempenho, tendo sempre um corpo relaxado, focado e sem estresse.

Gerencie seu tempo

Quando for interrompido por algum inconveniente e sobrecarregado por muitas tarefas, pratique saber o que pode esperar e o que precisa ser resolvido rapidamente. Isso trará mais organização e reconhecimento para você.

Ouça a opinião dos outros sobre você

Peça para pessoas que te conhecem profissionalmente e pessoalmente para avaliarem suas habilidades e sua inteligência emocional e use as respostas para melhorar. Pode ser amigos, colegas, professores, familiares, etc. O que importa é o feedback de alguém confiável.

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