VOUX | Secullum

Cuidados com a saúde mental durante o home office e a pandemia

Durante toda nossa vida e rotina de trabalho, pode se dizer que é esperado se sentir mal, ansioso, insatisfeito, triste e com raiva algumas vezes. Porém, temos que concordar: estamos vivendo tempos únicos. A preocupação com a situação da Covid-19 e a necessidade de afastarmos um do outro têm sido algo desgastante para a maioria dos brasileiros.

Isso porque, além de provocar medo e complicações na saúde física das pessoas, a Covid-19 trouxe mudanças radicais em nossas rotinas. Apesar de essencial para conter a doença, após o isolamento social, o contato com parentes e amigos foi dificultado, impedindo também a realização de eventos e festas. Com isso, muitas pessoas têm se sentido solitárias e isoladas, facilitando o desenvolvimento de distúrbios psicológicos, como depressão e síndrome de burnout.

Por isso, listaremos alguns cuidados interessantes para ajudar você e seus familiares a passarem por essa situação e manterem a saúde mental:

1 – Cuidado com o excesso de informações

Atualmente, a divulgação e o acesso às notícias e informações se tornou algo muito fácil e rápido. Seja por meio da internet, redes sociais, televisão, em poucos segundos você pode receber e enviar notícias para qualquer um.

Porém, o excesso de informações durante a quarentena pode ser prejudicial, uma vez que pode ser interpretado pelo organismo como uma sobrecarga, o que acaba aumentando o estresse e a ansiedade. Além disso, diversos jornais televisivos mostram muitas notícias tristes e desanimadoras, o que acaba por trazer um sentimento de desespero, insegurança e medo à pessoa.

Por isso, é sempre importante analisar suas reações a isso. Caso julgue necessário, evite a leitura frequente e excessiva desses estímulos que te deixam negativos. Se deseja obter informações, busque sempre em sites oficiais e de renome.

2 – Procure realizar atividades e exercícios que aumentem seu humor em casa

Aproveitando que está em casa, agora pode ser um bom momento para buscar o equilíbrio entre obrigações do trabalho e atividades de lazer pessoal.

Realizar exercícios e outras atividades que lhe dão prazer pode ajudar a melhorar a sua qualidade de vida, fazendo com que se sinta menos estressado, ansioso e triste.

3 – Use a tecnologia

Lembramos que o distanciamento social é necessário. Porém, falar com amigos e parentes ainda é possível, isso graças a tecnologia, que nos oferece redes sociais e celulares.

Não tenha medo de ligar, chamar ou realizar uma chamada de vídeo com aquele velho amigo seu, todos precisamos conversar e falar com alguém de vez em quando.

4 – Aproveite o tempo para refletir sobre sua vida

Todos temos ambições. Porém, já parou para pensar que, aquele sonho pela qual você está se esforçando todos os dias para alcançar, na verdade não é bem o que você quer?

Sempre que possível, reflita sobre isso. Questione se você está feliz ou se pensa que a felicidade está em outro lugar.  Essa percepção pode ajudá-lo muito na hora de tomar decisões para direcionar sua vida para seu verdadeiro interesse.

5 – Consulte um psicólogo

É lógico que, se estiver com problemas graves de saúde mental, um especialista em psicologia sempre pode nos ajudar a organizar nossas vidas e entender nossas emoções.

Com o acompanhamento psicológico, podemos melhorar o nosso desempenho profissional, além de fortalecer relacionamentos e entender a si próprio. Assim, se você perceber que algo não está certo, não hesite em buscar cuidados e tratamento eficaz.

Receba Novidades

Inscreva-se e receba nossos conteúdos em primeira mão.

Aviso Importante!

O nosso chat de atendimento está passando por uma atualização e voltará a funcionar em alguns minutos.