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Endomarketing - entenda o que é e como utilizá-lo

Endomarketing, também chamado de Marketing Interno, é uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas na empresa. Nada mais é do que promover uma melhora na imagem interna da empresa, fazendo com que os funcionários possuam uma boa visão do local onde trabalham, transformando-o no emprego dos sonhos para muita gente.

O Endomarketing é uma das melhores maneiras de reduzir o turnover, também conhecido como índice de rotatividade, em que um empregado é admitido e outro é demitido de maneira frequente e sucessiva.

Porém, diversas empresas ainda não conhecem e não sabem aplicar o Endomarketing de forma eficiente e prática, e considerando a grande quantidade de empresas novas que surgem todos os dias, saber usá-lo corretamente pode ser uma grande vantagem para o seu negócio.

O que é Endomarketing?

Por mais que o nome seja autoexplicativo, Endomarketing não se resume a ações de marketing dentro da empresa.

Pode se dizer que Endomarketing é uma junção de ações entre o RH e o setor de marketing de determinado negócio. O RH deve saber ouvir aos problemas e necessidades de seus colaboradores, tentando sempre motivá-los e garantir o melhor ambiente de trabalho possível para eles. Já o marketing deve ser responsável por promover campanhas certeiras que divulguem a organização.

Para isso ser possível, o RH e o time de marketing precisam unir suas forças e trabalhar em prol da interação do colaborador com a empresa, desenvolvendo atividades no dia a dia que resultem em uma maior motivação e qualidade de vida da equipe.

Quais as vantagens de implementar o Endomarketing?

  • Motivação dos Colaboradores – Uma vez que a empresa se mostra mais aberta às ideias e sugestões que os funcionários têm a oferecer, a motivação deles aumentam, ao perceberam que realmente fazem parte de uma empresa que se preocupa com qualidade de trabalho e bem-estar de seus colaboradores.
  • Produtividade Otimizada – Com colaboradores mais motivados, a produção é aumentada, uma vez que eles vão trabalhar de uma forma melhor, se tornando mais proativos e resultando em ótimos índices de produtividade.
  • Colaboradores Leais – É óbvio que, como consequência de um maior acolhimento por parte da empresa, o colaborador se tornará mais leal e compromissado com a empresa.
  • Menor índice de rotatividade de funcionários (turnover– Poucos trabalhadores vão pensar em sair de uma empresa uma vez que ela se preocupa com eles
  • Ambiente mais organizado e agradável – Por conta da qualidade de trabalho dos colaboradores, as atividades pendentes se ajustam e tudo passa a seguir de forma precisa e organizada.

Como implementar de forma eficaz o Endomarketing?

Antes de tudo, uma empresa deve planejar com antecipação ações de endomarketing, uma vez que elas são consideradas grandes projetos para se realizar.

Confira algumas estratégias para se aplicar o Endomarketing:

  • Treinamento e Capacitação dos Funcionários 

Promover bolsas de auxílio para especializações, pós-graduações, cursos ou feiras de inovação são algumas boas maneiras de capacitação dos colaboradores. Desenvolver os profissionais só faz com que eles se aprimorem cada vez mais, além de compartilharem seus aprendizados com o time no dia a dia.

Como objetivo de longo prazo, é um das melhores ações a se tomar, pois a empresa auxilia os colaboradores com estudos e eles se tornam cada vez melhores para realizar as tarefas do trabalho. Além disso, eles acabam possuindo uma melhor visão de mercado, podendo contribuir no geral para o crescimento da organização. 

  • Estabelecer um Plano de Carreira

Quando uma empresa possui um plano de carreira, é criado uma imagem de valorização dos profissionais, o que gera um grande interesse de todos em trabalhar nela. É uma ótima estratégia de motivação, pois os colaboradores enxergam a possibilidade de crescimento e realização profissional.

Como exemplos, podemos citar a oferta de oportunidades de trabalho para cargos de maior nível na empresa aos funcionários mais dedicados e capacitados, além de promover competições que decidem quem merecerá algum cargo cobiçado pela empresa.

  • Melhorar a Comunicação Interna da Empresa

É importante que os funcionários também tenham voz e sejam capazes de expressar suas opiniões e sugerir melhoras para o funcionamento interno da empresa.

Por isso, a comunicação interna é uma boa ação para implementar melhorias no ambiente de trabalho, além da sensação de utilidade que o colaborador sente com isso.

  • Promover Palestras e Eventos Motivacionais

Palestras tendem a beneficiar na formação pessoal e profissional de cada um dos colaboradores, dando a eles uma base maior de conhecimento e preparo para encarar as atividades e demandas do mercado. Mesmo em Home Office, é possível realizar alguns eventos por videochamadas.

Dentre alguns exemplos, podemos citar a promoção de encontros entre colaboradores ou convite de funcionários que se destacaram para explicarem a resolução do problema deles. Além disso, parabenizar e celebrar até as pequenas conquistas de seus funcionários é importante também.

  • Conceder Benefícios para os Funcionários

Além de promover motivação e valorizar o colaborador, dar benefícios para os funcionários aprimora a imagem da empresa. Com isso, a possibilidade de reter talentos aumenta e a produtividade da equipe aumenta.

Benefícios como vale transporte, alimentação e assistência médica são algumas possibilidades mais usuais. Algumas empresas investem em parcerias com academias, salões de beleza, entre outros para auxiliar no bem-estar de seus colaboradores. Flexibilizar o horário de trabalho e possibilitar Home Office também são boas alternativas.

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